5.9.14

CONCEPÇÃO têxtil dos FRUMBLES I Vânia Kosta


 Assim como tem abraçado outros desafios que lhe vão lançando, a convite dos autores do projecto Meet the Frumbles, Vânia Kosta aceitou dar forma, através da mestria dos têxteis, aos personagens que Zé Nuno Fraga desenhou. 

 Com os traços gerais desenhados sobre uma folha de papel e conhecendo as características físicas e da personalidade que cada um destes personagens iriam assumir, a artista procurou dar forma com os tecidos lançando-se numa pesquisa e experimentação iniciais da estrutura têxtil dos bonecos para que estes pudessem articular-se segundo as especificações robóticas que iriam controlar os seus movimentos durante a interacção com o público espectador. Não se tratou apenas de “fazer” bonecos de pano, tratou-se sim, de uma exploração e descoberta da especificidade dos materiais para as acções e objectivos para que se propunham. 

 Desde que o convite foi feito para se juntar nesta etapa do projecto, nos últimos tempos a artista esteve em Modo Frumble, como referiu por algumas vezes na sua página pessoal do dedal no dedo onde vai partilhando os seus apontamentos criativos mais diversos. Com os tecidos e as linhas sobre a mesa de trabalho, tratou de dar vida a estes “Monstros” animados, nada assustadores mas pelo contrário, extremamente simpáticos e divertidos com aspectos muito peculiares na sua maneira de ser e gostos muito requintadamente estranhos. 

 Estamos todos muito ansiosos para conhecer pessoalmente estes Frumbles e TU? 



Sem comentários:

Enviar um comentário