12.12.14

12 de dezembro I RITA CORTEZ PINTO

artista. Rita Cortez Pinto
título. O Barco de papel

[peça. para venda // mais informação. janelaadentro@gmail.com]


 Este Calendário do Advento continua a revelar por dia, exactamente à meia-noite, cada uma das suas janelas encantadas. Hoje, dia 12 de dezembro, outra história à janela, outra artista como vizinha nesta janela da cidade de Braga. Rita Cortez Pinto embora participe pela primeira vez nesta iniciativa de recriação do Calendário do Advento, esta janela não é casa nova para a artista. Já habitou esta janela da cidade no passado mês de junho com a Instalação à janela, intitulada "Lugar Branco"

 Durante esse mês ligou dois lugares da cidade entre si por uma história e paisagens por ela imaginadas. Uma primeira parte na Galeria do Jardim do Museu Nogueira da Silva e uma segunda parte simultânea aqui no Espaço Janela Adentro, exactamente nesta janela da cidade. Rita procurou ligar estes dois lugares da cidade, com desenhos na Galeria do Jardim do Museu Nogueira da Silva e Esculturas em papel à janela. Ambas as exposições ligadas por esta história comum de “Lugar Branco” que retratou universos imaginárias da artista. Um projecto e desenho que se debruçou sobre paisagens claras, inexistentes que se transformam em lugares de contemplação onde trabalhou a leveza do desenho e onde explorou as possibilidades do branco. "Interessam-me estas imagens construídas por muitas camadas de subtis gradações e fronteiras."

 Construtora de desenhos em papel, o trabalho de Rita Cortez Pinto cruza vários universos que têm sempre em comum o mundo do Desenho. Movimenta-se entre as artes plásticas, a ilustração, e também a arte-educação com diferentes públicos, mas em especial o infantil. 

 Nesta janela do dia 12 de Dezembro, temos a peça “O barco de papel”. Uma história materializada nesta obra construída com diversas camadas de tiras de papel criando uma narrativa visual e poética que comunica de imediato com o nosso universo infantil. Segundo a artista, “O Barco de papel", é uma história sem palavras, feita de recortes de papel. Relata a pequena viagem de um barco de papel que passa por algumas peripécias até ser salvo por um amigo improvável.” 

by vânia kosta

***

Rita Cortez Pinto
Lisboa, 1977
Vive e trabalha em Lisboa

Rita Cortez Pinto é artista plástica na área do Desenho. Investiga e desenvolve projectos criativos de Desenho em papel, livros, vídeo e ilustração. Expõe com regularidade desde 1999 e dinamiza actividades educativas, onde explora e conjuga estas áreas, em diferentes instituições.

É formada pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa (Arquitectura de Design) e pelo Ar.Co (Desenho e Curso avançado de artes plásticas). Realizou um estágio na Hochschule für Bildende Kunst de Hamburgo, como assistente da Professora Ingrid Jäger - ceramista (2003) e um estágio Curricular de 1 ano no Ar.Co (2002). 

Foi assistente de desenho do artista plástico Rui Moreira entre 2003 e 2009 e Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian para um projecto individual de Desenho em 2010/2011.
Foi co-comissária e participante dos projectos de artes plásticas Ocupações efémeras (2002) e plano# (2005/06), do projecto de ilustração  As vizinhas (2011/13) e co-autora dos projectos educativos: A abelha vermelha (desde 2003) e do ALDEIA (desde 2013).

Desenvolve projectos de arte-educação na Fundação Calouste Gulbenkian (CAM), no Museu de Arte Antiga e no Museu de História Natural. 

Ao nível individual criou os projectos A caixa voadora e A casa de papel onde experimenta e mistura o mundo do desenho, ilustração e ilustração.



Sem comentários:

Enviar um comentário