24.12.14

24 de dezembro I MEET THE FRUMBLES


autores. Luís Fraga e António Coelho
projecto. Meet the Frumbles


 Meet the Frumbles foi um projecto criado em 2014 no âmbito do Mestrado em Arte Digital da Universidade do Minho. Os seus autores, Luís Fraga e António Coelho, apresentaram este projecto pela primeira vez ao público aqui mesmo neste lugar. Precisamente integrado na programação independente da Noite Branca da cidade no passado mês de Setembro.  

 Antes desse grande dia, os Frumbles só conheciam instalações laboratoriais e segundo contaram os seus criadores, eles já começavam a manifestar muita vontade para sair do laboratório e conhecer humanos de carne e osso.  

 Sobre este projecto, para quem ainda nem ouviu falar, trata-se segundo Luís Fraga e António Coelho, “de uma instalação interactiva de monstros e concerto com músicos em tempo real. Uma inovadora instalação interactiva com criaturas robóticas que cantam desafinadas ao som de uma banda ao vivo. Controladas artificialmente através de creative coding e visão por computador, as criaturas convidam o experienciador a conduzir uma orquestra de musicalidade duvidosa.” 

 Meet the Frumbles foram acompanhados, aqui no Espaço Janela Adentro e no Guimarães Noc-Noc, por uma Live Band. Os Frumbles, cantando desafinados sob comando dos participantes, nestas actuações foram ainda “acompanhados por Músicos verdadeiros de renome regional, conhecidos de bandas bracarenses tão relevantes quanto: Pyroscaphe, La Resistance e Flor do Monte. [Alexandre Fernandes na bateria I Jorge Castro no contrabaixo I Luís Fraga na guitarra e Márcio Décio na guitarra]. Combinando diversas áreas tais como craft, engenharia, narrativas digitais, música e interacção com o utilizador, Meet the Frumbles & Live Band oferece uma experiência surpreendente e acessível a toda a gente”, garantem os seus criadores.

 E se estes bonecos já mostraram a sua capacidade para conquistar as pessoas, na última viagem que fizeram à ilha da Madeira, para participar na conferência internacional Advances in Computer Entertainemente, a verdade é que já conquistaram o seu primeiro troféu na categoria "Best Creative Showcase". Será que agora que os Frumbles saíram do laboratório, alguém os vai conseguir parar?

by vânia kosta




Sem comentários:

Enviar um comentário