7.12.14

7 de Dezembro I ARIANA NETTO

autora. Ariana Netto
título. "A História da Alma"


 Hoje, dia 7 de dezembro, vamos conhecer uma nova história. Para este Calendário do Advento, os 24 convites foram dirigidos a artistas que fui conhecendo ao longo destes anos. Alguns com quem já tive o privilégio de trabalhar em projectos comuns. Outros com quem me fui cruzando aqui e acolá. Artistas que conheci recentemente também aqui chegaram. Mas, também já aconteceu de convidar pessoas que tinham simplesmente fantásticas histórias para contar. Projectos que deveriam ser conhecidos. Lugares que deveriam ser visitados. Todos os anos tento trazer rostos novos a este Calendário do Advento. Se é verdade que alguns vizinhos regressam a esta janela, procuro que ela possa divulgar também novos trabalhos e histórias.

 Eu cuido destas 24 Histórias à Janela. Se essas 24 histórias têm vindo a ser contadas sobre a forma de artefactos, para a janela de hoje seria difícil trazer a obra, porque se trataria de uma pessoa. Se as histórias e a memória se podem contar nos livros, nos desenhos, nas pinturas, na arquitectura, no cinema, através dos objectos e tantas outras formas, pode também o nosso corpo contar histórias? O corpo é por si mesmo já contador de imensas histórias. Além da combinação genética que o caracteriza, eis as cicatrizes que pode ter impressas na pele. Algumas visíveis. Mas, quantas existem carregadas de histórias que vivem dentro e são invisíveis aos olhares comuns? A memória dessas histórias pode ganhar nova linguagem quando desenhada num suporte pouco convencional para alguns, o corpo. 

 Quando me ocorreu que o corpo poderia ser ele mesmo um contador de histórias nesta janela, lembrei-me nesse instante de convidar a Ariana Netto, tatuadora profissional desde 2003. Fazia todo o sentido juntar-se ao grupo de artistas e autores que já havia convidado para este Calendário do Advento. 

 Nesta janela, do dia 7 de dezembro, existe um livro. Um livro onde habitam muitas histórias de tatuagens criadas ao longo dos tempos por diversas culturas e povos. A Ariana contou algumas histórias sobre os trabalhos que foi desenvolvendo ao longo destes anos e partilhou algumas. A esta instalação à janela chamou “A História da Alma” e aqui no blogge vais descobrir muito mais sobre esta artista que desenvolve o seu trabalho num estúdio aqui em Braga. Vais conhecer o seu trabalho e algumas histórias que tatuou no corpo das pessoas que a procuraram.

by vânia kosta

 Um casamento que dura à mais de 40 anos. O filho resolveu fazer uma surpresa aos pais tatuando a foto do dia do casamento, no ano de celebração do 40º aniversario de casamento.

 Uma tatuagem da versão do filme "Delírio em Las Vegas" do Johnny Deep mas, é sobre o pai que já faleceu. Tal como no filme, o pai da cliente também gostava muito de festas. 

 A "bolota" é o nome da gatinha da cliente. Foi a 1ª gata que a cliente teve e que aliás ainda tem. Ela não gostava de gatos mas esta gata fez-lhe mudar de ideias. É a mais meiga. É a que ronrona mais e a mais amiga. As 3 flores da tatuagem representam as outras gatinhas que tem. As borboletas representam quem já faleceu. 

A filha é a mais importante mas os cães não ficam atrás. Os cães para os donos são muitas das vezes como os seus outros filhos que não tiveram. São vestidos e filmados colocados praticamente de hora a hora no blogue dos canitos.

 Esta tatuagem é sobre um filho que na altura escrevia ao pai, enquanto este estava na tropa. Uma imagem de quando foi fotografado e o filho quis gravar esse momento, visto ter sido importante tanto para o seu pai tanto como para o seu avô e que também o era para si.

 Em memória à cidade natal e à recordação do eléctrico nº 28 até aos prazeres, mítico na região de Lisboa. Por detrás do eléctrico 
esta a Sé de Lisboa onde se casaram os pais do cliente.


***

Ariana Netto, 35 anos, natural da Damaia, estudou na Escola Profissional de Teatro de Cascais no curso de Cenografia, de 1996. Vive em Braga e é tatuadora profissional desde 2003. 

BANDA DESENHADA
1993 - Foi premiada com um desenho num concurso da RTP, “Domingo Gordo” sobre o tema “Jurassic Park”.
1994 - 1º Lugar do escalão B no I concurso de B.D. de Matosinhos, “Os Jovens e a Sida”. 
1995 - 2º Lugar do escalão B no II concurso de B.D. de Matosinhos.
     - 3º Lugar do escalão B no 6º concurso de B.D. da Amadora 95, “ (In) tolerância”.
1996 - Participou no concurso (Inter) Nacional de B.D da Povoa de Varzim.
     - X Salão Nacional de Caricatura, Oeiras.
     - VII Festival Internacional de Humor de Oeiras.
     - B.D 96, 7º Festival Internacional de Banda desenhada da Amadora.
     - Concurso Nacional de Cartoon, Alverca do Ribatejo.


TATTOO
2004 - 3º Melhor Obra do Show, IX International Tattoo Convention em Barcelona.
       - 2º Melhor Obra de Sábado, IX Internatinal Convention Tattoo em Barcelona.
2005 - 2º Melhor Cor, Tattoo Rock Festival em Lisboa.
2006 - 3º Melhor Tattoo do Show, Reunion Tatuage de Sanabria.
2006 - 3º Melhor Cor de Sábado, Tattoo Rock Festival em Lisboa.
2007 - 1º Melhor Cor, Tattoo Convention de Valência.
2010 - 2º Melhor Cor, Castellon Tattoo Convention.
     - 3º Melhor Obra de Domingo, XIII Barcelona Tattoo Expo.  2011 - 2º Melhor Cor de Sábado, Zaragoza Tattoo Convention. 




Sem comentários:

Enviar um comentário