9.12.14

9 de Dezembro I IVA VIANA

artista. Iva Viana 
título. Estuque no Feminino


 O nosso olhar é desperto pelo belo. É tão bom quando descobrimos autores nacionais com trabalhos e histórias belas. Eu tenho tido a sorte de conhecer muitos destes artistas e as suas histórias.
 Para este calendário do advento talvez tenha sido ousada em alguns convites que fiz. Nem todos responderam. Mas, muitos outros, aceitaram este desafio, de contar a sua história através de uma obra, nesta janela da cidade. A Iva Viana juntou-se a assim a todos nós nesta janela, com um entusiasmo e dedicação que me alegrou imenso. 

 Visitei o seu estúdio e escutei algumas histórias. Mostrou-me a peça que espreita agora, até dia 6 de janeiro, nesta janela da cidade de Braga e falou-me um pouco dela. A peça representa o seu trabalho, chamou-lhe “Estuque no feminino”. Sobre o trabalho desta escultora, Andreia Fonseca da WHO, escreveu: “Iva viana é uma jovem estucadora, única no país. Licenciou-se em escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto, mas é nos estuques, arte antiga e de cunho masculino, que foca o seu trabalho. Da Rússia a Taiwan, passando pelos Hóteis Four Seasons em Londres e Shangri-La em Paris, as suas obras andam pelo mundo. Natural de Viana do Castelo, de onde, se diz, eram os melhores estucadores de Portugal, Iva, 34 anos, explora sobretudo técnicas tradicionais de escultura decorativa em gesso, mas ao passado, que não quer ver desaparecer, junta o traço feminino e um imaginário contemporâneo. Por isso, no atelier que abriu no início do ano passado, Iva Viana não se limita só a criar ou a produzir. O foco são os trabalhos em estuque, tanto a execução de esculturas por encomenda quanto a criação de peças de autor para construção de catálogo, mas desde os contactos comerciais ao ‘packing’ das encomendas, faz ‘mil e uma coisas mais’, sempre com um ‘toque pessoal e delicado’.”

 Para esta janela do dia 9 de dezembro, desafiei ainda a Iva a fazer algumas imagens da peça “Estuque no feminino”, na janela do seu estúdio. A ideia seria unir estas duas janelas com a mesma peça. A partir da mesma peça olhar o exterior destas duas janelas. A janela do seu estúdio. A janela do meu estúdio. Quando recebi as imagens enviadas pela Iva, percebi como se divertiu. E confidenciei-lhe mais tarde que são estas formas simples, de partilha e entrega que mais me encantam. A forma como as pessoas entregam de si nas simples acções reforçam o encanto e a história destes momentos. 

by vânia kosta




***


 Iva Viana nasceu em Viana do Castelo, em 1980. Licenciou-se em Artes Plásticas, na variante de escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto. Entre 2003 e 2004 passou também pela Akademia Sztuk Pieknych, em Cracóvia, Polónia, onde frequentou tecnologias de cerâmica, pedra e multimédia. Em 2007 iniciou o seu percurso como técnica de escultura numa empresa de âmbito internacional, especializada em gessos decorativos, e, em 2009, estagiou com o escultor Pierre Merlin, em Nîmes, França. Esteve ainda em Moçambique e no Brasil no âmbito de programas de intercâmbio artístico. Fazem parte do seu portfolio, entre outros, painéis em gesso, realizados para os hotéis Four Seasons, em Londres, e Shangri-La, em Paris. 


Endereço.
Atelier de escultura Iva Viana
Rua das Caramonas, nº187 
663-4900 Viana do Castelo 


Sem comentários:

Enviar um comentário